terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Resenha: Os 13 porquês

Leitura obrigatória!


    Primeiro a sinopse para deixar vocês por dentro: "Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."


Agora que vocês sabem do que se trata, razões para ler:

    Começando pelo fator escrita: Jay Asher sabe escrever de uma maneira que não é cansativa ao leitor. Ele escreve de um jeito que você se sente no conflito tanto de Hannah quanto de Clay. Me peguei emocionada durante muitos trechos do livro, e com lágrimas escorrendo no final.


O livro é totalmente interativo! Ou seja: Conforme Clay ouve as fitas, aparecem no meio da narrativa o play, pause e stop, tipo a imagem:


 Também, conforme a narrativa acontece, vários locais são identificados, como exemplo "3 C", ai você vai na contracapa do livro e procura a coluna C, linha 3, e lá está o local em que aconteceu. Aqui o mapa:

                                                                                                                          



    Agora o principal, a história em si: Foi de longe, o melhor drama que eu já li. Não comparo com romances e outros temas, pois trata de um tema realidade, o suicídio. 
    O livro mostra todos conflitos que Hannah sofre de um jeito que você acaba se sentindo até culpado pela morte dela. E você se sente na história, os conflitos ficam na pele do leitor. Ao mesmo tempo, você sente o desespero de Clay ao ouvir as fitas. 


    Você sente vontade de impedir e fica pensando de verdade na "bola de neve" que o autor quis tratar. É um livro pesado, não me senti bem ao terminar, mas por pensar "eu não acredito que acabou"



Indescritível seria a palavra que uso. Leitura obrigatória.





Fiquei fanática pelo livro e fui atrás do Jay Asher haha Aqui o blog dele: http://jayasher.blogspot.com.br/






Abraços :) ~ Gabi

2 comentários:

  1. Achei bem interessante, vou marcar na minha lista de Desejados para o ano de 2014! Amei. ~ www.cabanaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, indiquei o seu blog na tag/selo “Liebster Award”, espero que goste.
    http://devoradoresdepags.blogspot.com.br/2014/01/selo-liebster-award.html

    ResponderExcluir